Sabe-se que o maior poeta português, Luís Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa ( Portugal), por volta de 1524 e pertenceu a uma família da pequena nobreza, de origem galega.
Este poeta do classicismo português possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. Seu poema épico Os Lusíadas divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopéia tem como tema os feitos dos portugueses: suas guerras e navegações.
Dono de um estilo de vida boêmio, este escritor lusitano foi freqüentador da Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou em miséria. Seus últimos anos de vida foram na mais completa pobreza.
A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte.
Criador da linguagem clássica portuguesa, teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1580. Seus livros vendem milhares de exemplares atualmente, sendo que foram traduzidos para diversos idiomas ( espanhol, inglês, francês, italiano, alemão entre outros). Seus versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros.
Obras
1572- Os Lusíadas
Rimas
1595 - Amor é fogo que arde sem se ver.
1595- Verdes são os campos.
1595 - Que me quereis, perpétuas saudades?
1595 - Sobolos rios que vão.
Teatro
1587 - El-Rei Seleuco.
1587- Auto de Filodemo.
1587 - Anfitriões
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
oi amiga adorei o seu blogg .Continue sendo a pessoa que és bjusss
Postar um comentário